A agressão de uma cliente a um funcionário do restaurante Confraria, em Ijuí, na quarta-feira (1º), se tornou caso de polícia. Segundo relato do gerente, a situação começou por volta das 11h50min, com uma queixa em relação a maciez do bife de carne bovina que ela encontrou no buffet, e culminou com a cliente discutindo com funcionários e arranhando um trabalhador do estabelecimento.
Após a reclamação inicial, o prato foi substituído por outro, mas novamente gerou reprovação por parte da consumidora. Foi quando ela se levantou e discutiu com o garçom. Na sequência, quando o colega do caixa veio pedir que a cliente se acalmasse, ela intensificou os gritos e arranhou o braço dele, já encaminhando-se para a porta de saída. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Ijuí.
— É uma cliente que não é assídua, mas quando vem, sempre causa "microbarracos". Reclama de tudo: climatizador, acidez do suco, maciez ou tamanho do bife, e assim por diante, mas a equipe sempre contornava as situações de forma a evitar maiores transtornos — comenta o gerente Vitor Buss.
A agressão foi um fato inédito no local que opera há 10 anos na Rua Benjamin Constant, de acordo com Buss. O funcionário agredido, operador de caixa, está assustado desde o episódio. Nenhum dos 15 funcionários tinha vivenciado nada parecido, diz Buss.
— Foi uma agressão superficial do ponto de vista físico, mas o psicológico fica abalado, ninguém nunca enfrentou algo assim, de escândalo e de chegar nesse ponto de agredir a pessoa — conta o gerente.
— Já lidamos com pessoas grosseiras, alcoolizadas, descontentes, mas tudo sempre foi contornado com o diálogo e respeito. Como medida para evitar que se repita, resolvemos proibir a entrada da agressora e programamos um treinamento sobre inteligência emocional e resolução de conflitos e reclamações, que será ministrado nos próximos dias — complementa.
Arranhões e hematomas marcaram o braço do caixa que tentou apaziguar os ânimos da cliente revoltada, segundo o boletim de ocorrência. A identidade dos funcionários e da cliente envolvidos na confusão não serão divulgados para evitar exposição no momento em que os fatos são apurados pela Polícia Civil.
Segundo o delegado Antônio Gilberto Matter Soares, titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DDPA) de Ijuí, a Polícia Civil instaurou um termo circunstanciado e deve chamar as partes envolvidas para depor nos próximos dias.
— Pelo que se verificou, houve um desentendimento dela com o garçom e depois teve uma desavença entre ela e o caixa. Ainda não conseguimos verificar, mas ele alega que foi arranhado por ela — diz o delegado.
Conforme Soares, o operador de caixa foi encaminhado para exame junto ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para verificar a procedência dos arranhões. O caso foi registrado como lesão corporal.