Se o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) já foi criado com a missão de trabalhar em todo o Rio Grande do Sul em situações envolvendo o crime organizado, a partir de agora, com a nova gestão, vai ter atuação ampliada, lançando raízes pelo Interior. Maior interiorização é uma das novidades anunciadas pelo nova diretora do órgão, a delegada Vanessa Pitrez.
A ideia é que grupos de apoio técnico e tático se desloquem sempre que um crime assim exigir, mas não apenas para o momento do fato. Essas equipes devem ficar na cidade da ocorrência até a conclusão da investigação.
Também está no topo das prioridades da nova gestão o fortalecimento da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e de Defraudações, que deve ganhar pessoal e novos equipamentos.
— Esse trabalho, de ir para as cidades em que ocorreu o fato, a Roubos já fez bem. Queremos expandir essa metodologia. Os crimes cibernéticos são nosso grande desafio também, pois são o futuro da criminalidade. Vamos agir não só nos pequenos golpes, mas nas ações que envolvem altos valores financeiros e que atingem sistemas e programas de órgãos públicos causando grande prejuízo — diz a delegada Vanessa, 46 anos, primeira mulher a comandar o Deic.
Uma estratégia que deve ser adotada é a de áreas permanentemente interligadas: a delegacia de crimes cibernéticos, por exemplo, deve dar apoio a outras delegacias do Deic que registrem crimes cuja execução passou por uma etapa virtual. Assim como a Delegacia de Lavagem de Dinheiro deverá estar conectada não só às delegacias de combate à corrupção, mas também a outras investigações em que o rastro do dinheiro precise ser seguido.
Ainda sobre o combate a crimes virtuais, a diretora revelou um projeto para que, em cidades maiores, sejam criados núcleos especializados com capacitação para que possam atuar em conjunto com o Deic. Sobre o combate à corrupção, Vanessa destacou a intensificação de investigações de crimes cometidos por servidores públicos contra a administração pública.
Ainda na linha de áreas que se apoiam e compartilham, estará também o trabalho da Delegacia de Capturas, que deve promover investigações aprofundadas a fim de agir na captura dos maiores foragidos de todos os departamentos da polícia.
— Vamos focar nos mais importantes foragidos e, especialmente, naqueles que estejam fora do Estado ou do país — diz a diretora.
As trocas fazem parte de uma estratégica de gestão. Fizemos análise dos perfis. O Deic já tem resultados ótimos. Queremos fomentar isso com novas tecnologias e apoio de pessoal.
VANESSA PITREZ
Nova diretora do Deic
De forma resumida, a nova gestão anunciou ainda que a Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos reforçará foco em receptação e rotas de destino de veículos roubados e clonados, a delegacia do Meio Ambiente fará um trabalho mais próximo a empresas para promover uma política de adequação à lei e prevenção de danos, enquanto a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados vai aprofundar o trabalho para comprovação de condutas reiteradas, o que aumenta as chances de punição mais efetiva para esse tipo de delito, como o de furto de cabos.
As quatro divisões do Deic estão com novos comandos. Das 13 delegacias do órgão, apenas três titulares foram mantidos: os delegados João Paulo de Abreu, Max Otto Ritter e Filipe Bringhenti.
— As trocas fazem parte de uma estratégica de gestão. Fizemos análise dos perfis. O Deic já tem resultados ótimos. Queremos fomentar isso com novas tecnologias e apoio de pessoal — explica Vanessa.
A equipe do Deic
Direção-geral
Delegada Vanessa Pitrez de Aguiar Correa
Divisão de Assessoramento Especial
Delegado Robertho Peternelli
Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal
Delegada Roberta Bertoldo
Divisão de Investigação Criminal
Delegado Eibert Moreira
Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro
Delegado Cassiano Cabral
Delegacia de Capturas
Delegado Gabriel Casanova
Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações
Delegado Thiago Albeche
Delegacia do Meio Ambiente
Delegada Samieh Bahjat Saleh
Delegacia de Repressão Roubo e Furto de Cargas
Delegada Isadora Galian
Delegacia do Consumidor
Delegada Caroline Jacobs
Delegacia de Roubos
Delegado João Paulo de Abreu
Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços Delegados
Delegado Luis Antônio Firmino
Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos e Delegacia de Controle Técnico e de Fiscalização
Delegados Newton Filho e João Vitor Herédia
1º Delegacia de Combate à Corrupção
Delegado Max Otto Ritter
2º Delegacia de Combate à Corrupção
Delegado Augusto Zenon
Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro
Delegado Filipe Bringhenti