O corpo de um homem foi encontrado por pedestres na margem do Rio Taquari, na altura do km 8 da RS-130, e removido com o auxílio do Corpo de Bombeiros, no final da manhã desta segunda-feira (6), no limite de Cruzeiro do Sul com Venâncio Aires. O cadáver foi carregado por 150 metros de encosta dentro de um caixão, em imagem que chamou a atenção de quem passava pelo local. A identidade do morto ainda não foi descoberta, nem há hipóteses para a circunstância de sua morte.
— Chegamos no local e nos deparamos com o cadáver já dentro do caixão que a funerária usa para remover corpos na região. Foi preciso utilizar uma amarração diferente, mas no trajeto barranco acima foi normal o procedimento, com um bombeiro de cada lado e um atrás amparando o peso — conta um soldado do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Lajeado, que ajudou a rebocar o caixão até a rodovia.
Os responsáveis por colocar o corpo dentro do caixão foram dois funcionários da Funerária Diersmann, que atua em parceria com o Instituto Geral de Perícias (IGP) em 37 municípios do Alto Taquari, de acordo com um agente funerário que preferiu não se identificar na reportagem. A prática é corriqueira no interior, onde o IGP tem parceria com as funerárias para tal serviço.
Em conversa por telefone com GZH, o funcionário da Diersmann explicou que se coloca o cadáver dentro de um caixão para facilitar o transporte até o IGP e preservar a imagem da vítima. Ele conta que foram chamados pela Central de Óbitos em Porto Alegre, e levaram o corpo do homem encontrado morto ao posto do Instituto Médico Legal em Lajeado.
— A investigação deve ser dividida entre Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul porque o corpo foi encontrado em uma região limítrofe entre os municípios. Até o momento não temos a identificação da vítima — antecipou o delegado Vinícius Assunção, titular da Delegacia de Polícia de Venâncio Aires.
O IGP fará as análises necessárias e deve entregar um laudo em trinta dias. A partir dos estudos será possível dizer quem ele era, como e quando morreu, e por onde o corpo passou antes de ser encontrado na margem em que estava nesta manhã.