A Polícia Civil de Alvorada realizou nesta terça-feira (6) uma operação para prender os suspeitos de matarem, supostamente por engano, duas pessoas na frente de uma casa de festas, em agosto. Outras quatro pessoas ficaram feridas, incluindo um MC, que seria o alvo do atentado. Dois homens foram presos. Um terceiro, apontado como mandante do crime, está foragido.
O crime aconteceu por volta das 5h do dia 29 de agosto, na Avenida Presidente Vargas, no bairro Bela Vista. Brian Anderson Servian Ibanez, 23 anos, estava acompanhado de dois amigos, vindo de outra festa, e teria parado no local para comer um cachorro-quente. Ele não tinha antecedentes criminais.
A outra pessoa que morreu foi identificada como Wesley Patrick Silva Moraes, 21 anos. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu dois dias depois em um hospital. Segundo o delegado Edimar Machado, Moraes também foi atingido por engano, mas seria um dos atiradores e teria sido baleado acidentalmente pelos comparsas.
O ataque teria relação com a guerra de facções que ocorria na época. O alvo seria um adolescente de 16 anos, que é MC e participava de evento realizado na casa de festas diante da qual o ataque aconteceu. Ele foi baleado. A polícia apurou que ele se tornou alvo por ter proximidade com um traficante.
— Quanto à motivação, ficou constatado tratar-se de mais um episódio de uma guerra ocorrida entre facções da zona norte de Porto Alegre e que a intenção seria atingir uma das lideranças rivais. Neste caso, tendo em vista que o alvo da ação tinha uma relação próxima com esse líder, em razão de residir em região dominada pela facção — explica Machado.
Na época do ataque, GZH tentou por várias vezes contato com produtores do funkeiro, mas nunca obteve retorno.
Prisões
Dois homens presos nesta terça-feira não tiveram os nomes divulgados. Um deles, com 24 anos, tem antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, roubo a motoristas de telentrega, tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de arma de fogo. Ele seria o atirador.
O outro suspeito detido tem 36 anos e teria auxiliado o atirador durante o ataque. Ele tem passagem pela polícia por receptação. O mandante do crime tem 41 anos de idade e oito antecedentes criminais por homicídio, quatro vezes por porte ilegal de arma e ainda por tráfico de drogas. Ele era alvo de mandado de prisão cumprido nesta terça-feira, mas não foi localizado e está foragido.