O superaquecimento de um carregador de celular provocou um princípio de incêndio em uma residência no fim da manhã deste sábado (17) em Estrela, no Vale do Taquari. O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado às 10h50min para atender a ocorrência em uma casa de alvenaria localizada na Rua Mário Nelson Rohsig, no Bairro Oriental.
Conforme os bombeiros, a moradora que fez o chamado informou que teria deixado o seu telefone celular carregando na sala de estar da residência e saiu do local. Quando percebeu a fumaça saindo, a mulher relatou ter desligado o disjuntor e buscado água da piscina para conter as chamas.
Dois sofás foram queimados e houve danos nas paredes e teto da casa. Os bombeiros estimam que uma área de aproximadamente 20 metros quadrados tenha sido danificada. Ninguém se feriu.
Quando a guarnição chegou ao local, o fogo já havia sido apagado. Os bombeiros retiraram os sofás para fora da casa e recomendaram que a proprietária procure um eletricista para verificar a fiação, que seria antiga, segundo ela relatou à equipe de resgate.
Para prevenir este tipo de ocorrência envolvendo a combustão de aparelhos celulares, o Corpo de Bombeiros divulgou algumas orientações sobre cuidados com estes equipamentos. Veja abaixo.
Dicas de segurança com carregadores de celulares
- Não deixe o celular carregando sobre a cama ou sofás, ou ainda superfícies que podem esquentar ou pegar fogo com facilidade;
- Utilize carregadores originais para não sobrecarregar o celular ou a fiação elétrica;
- Não conecte o carregador caso vá dormir ou sair de casa;
- Não carregue o celular tão próximo ao seu corpo;
- Não mexa no celular enquanto ele estiver carregando;
- Retire a capinha na hora de carregar o celular.