A Operação RS Verão Total 2023 começou oficialmente neste sábado (17), em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O governador Ranolfo Vieira Júnior participou do evento de abertura, realizado no Largo do Baronda, na Avenida Beira-Mar. Também marcaram presença o governador recém-eleito, Eduardo Leite, e o vice Gabriel Souza.
— A Operação RS Verão Total é importante para a sociedade gaúcha, tendo em vista que nós temos um costume no Estado, arraigado há muito tempo, de que na época de verão as pessoas se transferem para o Litoral Norte e Sul e balneários de águas internas — afirmou o Ranolfo, acrescentando:
— Então nada mais adequado do que o Estado reforçar a sua prestação de serviços neste local durante esse período.
Durante o lançamento, o governador participou do banho assistido com cadeirantes, brincou com as crianças e visitou os efetivos posicionados no entorno do local.
A Operação RS Verão Total representa o reforço, durante a alta temporada, na atuação das forças de segurança e dos serviços no Litoral, na Costa Doce, na serra gaúcha e nas regiões de fronteira do Estado. O investimento, em termos de diárias dos servidores envolvidos durante o período da operação, está estimado em R$ 40 milhões pelo governo estadual.
Questionado se há alguma recomendação específica para os veranistas em relação ao uso de máscaras contra a covid-19 durante o período de veraneio, o governador disse que não.
— Afora as recomendações para determinados locais, como, por exemplo, hospitais, não há recomendação. Seguimos monitorando a doença e temos reuniões quinzenais de nosso gabinete de crise da Covid-19. Mas no momento não existe recomendação.
1.004 guarda-vidas durante o veraneio
Um total de 1.004 guarda-vidas, entre militares e civis, atuarão durante esta temporada. O número representa um aumento de 4% na comparação com a operação passada, quando o efetivo foi de 966 profissionais.
Neste sábado (17), os primeiros 544 guarda-vidas militares começaram a trabalhar na segurança dos banhistas. Outros 46, que ainda necessitam de treinamento, virão depois, totalizando 590.
Já o civis temporários, iniciarão os trabalhos no final de semana do Natal, distribuídos entre o Litoral Sul e Norte. Inicialmente, serão 274 guarda-vidas civis — todos já com curso de reciclagem e atuação em temporadas anteriores. No início de janeiro, serão agregados mais 140 guarda-vidas (estes ainda terão treinamento) —, totalizando 414 civis temporários.
Atualmente, existem 214 guaritas distribuídas pelo RS, mas a expectativa da Secretaria da Segurança Pública é chegar a 272 postos de salvamento até o final da operação, em março de 2023.
Reforço policial
Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do CRBM, que totalizam 1.418 militares, a Brigada Militar vai suplementar a atuação com o efetivo do Interior e da Capital, reforçando com outros 1.080 brigadianos.
No total, serão 2.498 policiais militares e 675 viaturas ao longo de todo o período da Operação RS Verão Total.
Além dos 312 policiais civis que compõem o efetivo das regiões, 948 servidores entre delegados e agentes da Polícia Civil foram destacados para reforçar a atuação no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, Serra e municípios fronteiriços do RS. Serão utilizadas, ao todo, 135 viaturas. Estão previstas, também, atividades educativas, de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas, realizadas pelos policiais civis durante a operação.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também deve ampliar os serviços no Litoral com acréscimo de 84 servidores ao efetivo local de 26 profissionais, entre médicos-legistas, técnicos em perícia, peritos criminais, papiloscopista e fotógrafos. Serão disponibilizadas sete viaturas para atender em locais de crimes e perícia em veículos. Os postos de identificação devem ter reforço para agilizar a confecção de carteiras de identidade.
Segurança no trânsito
Já o DetranRS destacou 22 servidores e seis viaturas que irão ampliar a atuação no Litoral para garantir a segurança no trânsito. Devem ser promovidas blitze nas noites e madrugadas de terça a domingo, até o fim da operação. Segundo o governo do Estado, haverá ainda 16 servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) nas atividades de videomonitoramento e em ações específicas, como Operação Desmanche e Operação Fios e Cabos.
Serão realizadas intervenções nas rodovias que levam às praias do Litoral Norte, como a RS-389 (Estrada do Mar) e a RS-030 (Osório–Tramandaí) durante a Operação RS Verão Total. A manutenção das pistas será conduzida pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
No Litoral Sul, o Estado promete melhorias na sinalização vertical e operação tapa-buracos na RS-699, em Barra do Chuí. A manutenção do pavimento também deve ocorrer na RS-833, na praia de Hermenegildo. Demais estradas, como a RS-734, que leva ao Cassino, terão o estado de conservação monitorado. A EGR também promete reforçar suas equipes para acelerar o atendimento nas praças de pedágio.
O Daer está organizando blitze nas estradas com maior volume de tráfego na temporada. O objetivo será verificar se os veículos de transporte regular, assim como os de fretamento e turismo, estão realizando os deslocamentos de forma segura e com os documentos previstos legalmente. A fiscalização deverá ocorrer especialmente em finais de semana com eventos como Planeta Atlântida, Carnaval e Festa de Iemanjá.
Além disso, houve a liberação para 300 horários em cem linhas de transporte, considerando os serviços temporários e os concedidos, que terão horários extras até 12 de março de 2023.