A Polícia Civil prendeu, no fim da tarde desta quinta-feira (24), um suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito do município de Lajeado do Bugre, no norte do Estado. Roberto Maciel Santos (PP), 45 anos, conhecido como Betinho, foi morto a tiros dentro da prefeitura nesta manhã.
O homem foi detido em Palmeira das Missões, município que fica a 46 quilômetros de Lajeado do Bugre. O envolvimento do homem no crime ainda é apurado pela polícia. A delegada regional Aline Dequi Palma explica que o suspeito não é o atirador, mas afirma que as investigações apontam para uma suposta ligação dele com o autor dos disparos, embora não se saiba qual. Segundo ela, o homem foi capturado durante as buscas realizadas pela Brigada Militar (BM) conduzindo um veículo roubado e portando uma espingarda calibre 12.
Ela explica que o atirador teria chegado sozinho à prefeitura, por volta de 11h20min, já encapuzado, a bordo de um Chevrolet Prisma de cor cinza escuro. Testemunhas relataram à polícia que, na portaria, o atirador teria pedido informação sobre onde ficava o gabinete do prefeito e se ele estava presente. Depois, dirigiu-se ao local e disparou diversas vezes contra o chefe do Executivo municipal.
— Esse prédio onde a prefeitura estava funcionando era provisório, uma espécie de um galpão que tinha algumas divisórias, por isso o acesso era mais fácil. Era um espaço pequeno — descreve a delegada.
Um motorista do município, que não teve o nome divulgado, estava no local no momento do ataque e também foi atingido. Ele foi levado em estado grave para o Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. O vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva, também estava no gabinete, mas não se feriu.
Imagens de câmera serão analisadas
De acordo com a delegada, o automóvel utilizado no crime foi encontrado durante a tarde abandonado no interior de Lajeado do Bugre com um foco de incêndio.
— Estamos dedicados em prender o autor desse crime. A motivação ainda deixamos em aberto pois o caso é muito recente e precisamos investigar — sublinha a delegada
O comandante do 39º BPM, tenente-coronel Paulo César da Silva Bairros, que coordena as buscas da BM, afirma que os policiais militares realizaram cerco durante a noite na região para tentar capturar o atirador.
— Estamos com guarnições da força tática de Palmeira das Missões e guarnições do BPChoque de Passo Fundo realizando ações de patrulha e abordagens, mas até o momento não obtivemos êxito. Seguimos intensificando o policiamento ostensivo visando a prisão do autor do assassinato do prefeito — salienta o comandante.
Um perito criminal, um fotógrafo criminalístico e um papiloscopista do Instituto-Geral de Perícias (IGP) estiveram no local para analisar a cena do crime e recolher vestígios. O corpo do prefeito foi levado para o Posto Médico-Legal (PML) de Passo Fundo. Ainda não há informações sobre o velório.