Uma operação envolvendo Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, bombeiros e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foi realizada na manhã desta quinta-feira (4) em ferros-velhos do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre.
A ação contou com mais de 30 integrantes, que vistoriaram os locais em busca de produtos que podiam ter sido adquiridos de forma ilegal pelos proprietários. O foco foi a receptação de fios de luz e outros itens de infraestrutura de energia elétrica - frequentemente, esse tipo de material é furtado de postes e parques, resultando em interrupção nos serviços à população.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), o proprietário que não explica a origem da compra dos materiais, apresentando nota fiscal ou outro comprovante, pode ser detido pelo crime de receptação. Técnicos da CEEE Equatorial também examinam a rede elétrica desses estabelecimentos. Caso haja ligação ilegal, o comerciante pode responder também por furto de energia, popularmente conhecido como “gato”.
Quatro empresas foram alvo da operação, e cabos de cobre foram localizados nos estabelecimentos. No entanto, eles não foram apreendidos porque não havia irregularidades.
A prefeitura recebe denúncias, tanto de empresas suspeitas quando de pessoas que cortam os fios para revendê-los, pelo telefone 153.