Houve uma ação integrada nesta terça-feira (18) das forças de segurança nos bairros Restinga e Lageado, na zona sul de Porto Alegre. O objetivo foi coibir o furto e a receptação de equipamentos públicos e de empresas prestadoras de serviço.
Mais de 70 luminárias usadas em praças públicas foram apreendidas em uma empresa de reciclagem na região. Além disso, cinco suspeitos foram presos em flagrante pelo fato: dois por furto de energia, uma por desobediência e resistência. Outras duas foram presas por receptação.
Entre os detidos, estão os responsáveis pelo estabelecimento comercial. Os equipamentos são suportes inteiros ou partes das luminárias. Tudo foi cadastrado e armazenado para ser periciado. Os nomes dos presos e da reciclagem não foram divulgados pelos agentes. Uma sexta pessoa havia sido detida para averiguação, mas foi liberada.
O estabelecimento, onde estavam as luminárias públicas, foi interditado e o responsável foi conduzido à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio e Serviços Delegados do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A polícia já solicitou que ele comprove a procedência do material apreendido.
A ação de fiscalização, que também coíbe o furto de fios e cabos de energia e de telefonia, é mensal e ocorre em vários pontos de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Desta vez, cinco estabelecimentos foram vistoriados na zona sul da Capital. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Além da Polícia Civil, participam Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, prestadoras de serviço de telefonia e CEEE. Por enquanto, não foram divulgados valores do prejuízo e as luminárias seriam de praças de vários pontos da cidade, a maioria da zona sul.