A Polícia Civil reuniu 92 agentes de delegacias de cidades do norte do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (23), para prender suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Durante o cumprimento de ordens judiciais, nove pessoas foram detidas nos municípios de Getúlio Vargas e Tapejara.
A Operação Ilusão cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e oito de prisão. Ao todo, quatro suspeitos foram detidos temporariamente e cinco em flagrante por porte ilegal de armas e posse de drogas. Foram presos cinco homens e quatro mulheres, que não tiveram os nomes divulgados.
De acordo com inquérito instaurado na Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, todos os presos são suspeitos de integrar a facção criminosa e de atuar para o tráfico de entorpecentes. A polícia apurou que a droga era obtida no Paraguai e distribuída em municípios próximos a Getúlio Vargas e Tapejara.
Todo o tipo de entorpecente era comercializado, mas cocaína, maconha e drogas sintéticas eram os mais vendidos. Além disso, a polícia destaca que os criminosos também são investigados por comprar imóveis em nome de laranjas e de usar uma garagem de veículos na região para guardar os carros adquiridos com dinheiro sem procedência.
Durante a operação realizada nesta sexta- feira, os agentes apreenderam uma pistola de uso restrito, dinheiro, maconha, cocaína e documentos que serão usados para comprovar a lavagem de dinheiro. A coordenação do trabalho foi da 11ª Delegacia de Polícia Regional de Erechim e da 6ª Delegacia de Polícia Regional de Passo Fundo.