A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), confirmou a prisão de um homem, de 72 anos, condenado por um ataque a banco em 2010 a uma agência do Banrisul em Porto Alegre. Ele foi detido em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi detido por agentes da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos na terça-feira (6). Os policiais cumpriram o mandado de prisão decorrente da sentença penal obrigatória.
Segundo o delegado João Paulo de Abreu, em 23 de janeiro de 2010, o integrante da facção invadiu, com três comparsas, uma agência do Banrisul na Avenida Protásio Alves, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre. Na ocasião, dois caixas eletrônicos foram arrombados com o uso de um maçarico. Houve troca de tiros com vigilantes de um condomínio próximo à agência.
— Ele era intensamente relacionado com crimes de roubos a estabelecimentos bancários, roubo a empresa de transporte de valores e outros delitos contra o patrimônio, fatos praticados há dezenas de anos — conta o delegado.
De acordo com a polícia, o homem é apontado como um dos primeiros integrantes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) em solo gaúcho.
Por se tratar de uma sentença penal condenatória, o homem não prestou depoimento.
*Produção: Lucas de Oliveira