Agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, desarticularam na noite de sexta-feira (26) um esquema de telentrega de crack em Porto Alegre. Na ação, desencadeada em duas etapas, foram presas duas pessoas e apreendidos 18 quilos da droga. A mercadoria está avaliada em R$ 350 mil.
Os agentes, chefiados pelo delegado Guilherme Dill, realizaram duas operações, nos bairros Belém Novo e Partenon. Na primeira ação, um casal foi abordado pela equipe policial enquanto transportava 12 quilos de crack num veículo HB20, no bairro Belém Novo. A abordagem ocorreu após relato anônimo ao órgão, informando que o casal efetuaria diversas entregas na Capital e Região Metropolitana, mediante encomendas feitas por telefone e WhatsApp. O veículo, que continha as drogas no porta-malas, também foi apreendido. O Denarc solicitará à Justiça que o automóvel seja doado à Polícia Civil para uso em investigações policiais. O casal foi preso em flagrante e conduzido ao Presídio Central.
Em outra ação policial, promovida pela mesma delegacia, os policiais foram ao bairro Partenon e apreenderam mais seis quilos de crack, um revólver, centenas de embalagens contendo cocaína e ecstasy, munições e uma balança de precisão. No local, havia um suspeito, que foi detido, mas liberado após o registro de ocorrência, pois não se encontrava em situação de flagrante. Ele responderá a inquérito policial na condição de suspeito de tráfico.
Segundo o Delegado Guilherme Dill, o fato demonstra como as facções criminosas estão atuando, dividindo seus materiais ilícitos em diversos lugares, bem como as funções entre os associados para evitar grandes perdas durante ações policiais. A investigação continuará para responsabilizar os altos escalões dos associados ao tráfico de drogas.