Foi encontrado na tarde desta sexta-feira (19) o corpo do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, que estava desaparecido há uma semana, em São Gabriel, após ter sido abordado por policiais militares e colocado dentro de viatura.
O corpo foi achado pela Brigada Militar (BM) e Corpo de Bombeiros por volta das 16h30min desta sexta, em um açude, na localidade de Lava Pé, onde teria sido deixado pelos policiais que o abordaram. Foi nas proximidades deste açude que uma jaqueta de Gabriel foi encontrada na quarta-feira (17).
A viatura usada para transportar o jovem Gabriel teve o percurso registrado por GPS. A Brigada Militar confirmou que o veículo fez uma parada de um minuto e 50 segundos no local, que fica a dois quilômetros de onde Gabriel foi abordado.
O jovem estava em São Gabriel para cumprir o serviço militar obrigatório e tinha se mudado havia apenas 15 dias. Ele foi abordado por policiais da Brigada Militar ao supostamente tentar entrar na casa de uma vizinha, que ligou para o 190. Depois disso, não foi mais visto.
— Estamos todos muito sentidos. Ele não conhecia nada na cidade, jamais viria por conta nesse lugar — afirmou uma prima de Gabriel, ouvida por GZH na localidade de Lava Pé, logo após o encontro do corpo.
Em depoimento no Inquérito Policial Militar, os policiais militares admitiram terem levado o jovem até a localidade de Lava Pé depois da abordagem. Alegaram que ele se dizia perdido e teria solicitado para ir ao local onde procuraria a casa de familiares. Os três PMs foram afastados das funções.
O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, se manifestou pelas redes sociais, confirmou o encontro do corpo e pediu "exaustiva apuração".
O representante da Comissão de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Solano Costa, também estava no local onde o corpo foi encontrado e declarou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) trabalhará para apurar o caso.
— Lamentos a morte de um jovem que tinha a vida inteira pela frente. A orientação agora é de que a OAB possa acompanhar o caso e investigar os responsáveis — disse.
Às 18h, a Brigada Militar vai concederá uma coletiva de imprensa para informar os fatos apurados até o momento.