O Departamento de Investigação do Narcotráfico (Denarc) deu continuidade à operação, deflagrada na terça-feira (26), contra uma quadrilha investigada por vender drogas e armas usando perfis falsos no Instagram. A prisão de mais dois suspeitos foi divulgada na manhã desta quarta (27).
Com isso, chega a cinco o número de detidos na ofensiva. Também houve a apreensão de drogas, arma, munição e de R$ 91 mil.
Os dois últimos suspeitos foram presos em flagrante, em Porto Alegre, por agentes da 1ª Delegacia do Denarc. Eles e os outros três detidos na primeira parte da ação respondem pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa. Ainda há um foragido e, por isso, os nomes não estão sendo divulgados.
— Verificou-se que ambos, que não tinham antecedentes criminais, desempenhavam as funções de recolhimento de valores do tráfico de drogas e de entregas de maconha — diz o delegado Guilherme Dill, responsável pelo caso.
Conforme a investigação, o grupo oferecia maconha, cocaína, drogas sintéticas, munição e armas por meio de fotos e vídeos nos stories do Instagram. Eles usavam pelo menos quatro perfis falsos.
Os produtos eram revendidos em toda Região Metropolitana e mais suspeitos estão sendo identificados. Os pagamentos eram feitos via Pix aos traficantes.
Segundo o delegado, esta é a primeira fase da investigação. Com as prisões, o objetivo é averiguar quantos clientes o grupo tinha, há quanto tempo ocorria esse tráfico online e os valores movimentados.
De acordo com Dill, todos investigados têm menos de 30 anos de idade, sendo que dois deles têm antecedentes criminais — um por estupro e outro por tráfico. Estes dois foram detidos na terça-feira, também na Capital. Entre os cinco presos, há dois estudantes de classe média. A quadrilha, segundo a polícia, não tem vínculo com nenhuma facção.
O que diz o Instagram
"O Instagram trabalha na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, em campanhas educativas de identificação e prevenção a esse tipo de ataque, bem como em ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma. Esse é um trabalho de aperfeiçoamento contínuo.
Seguem também dicas importantes para que o usuário mantenha a sua conta segura:
Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.
Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta.
Ative a autenticação de dois fatores: Com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores.
Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado.
A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.
Jamais informe sua senha a terceiros.
Além disso, a recuperação de conta deve ser feita pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Segue o passo a passo, abaixo:
Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção "reverter essa alteração" na mensagem do email. Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados.
Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em "Precisa de mais ajuda?").
Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas".
Abaixo, links da Central de Ajuda para as informações compartilhadas:
Dicas de segurança: http://help.instagram.com/369001149843369/
Contas invadidas: http://help.instagram.com/368191326593075/