A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira (27) um dos suspeitos de atirar contra uma mulher de 59 anos durante um assalto no bairro Jardim Botânico, na zona leste de Porto Alegre. O homem de 21 anos foi detido na sua residência no Morro da Cruz, na mesma região da Capital, após cerca de dois meses de investigações. O trabalho foi coordenado pela delegada Andrea Magno, da 8ª Delegacia de Polícia.
O crime aconteceu na tarde de 17 de maio, quando dois assaltantes saíram de um Corsa e abordaram a motorista do Prisma, no cruzamento da Rua Valparaíso com a Avenida Salvador França. No veículo estavam a condutora e uma idosa de 86 anos. A motorista tentou arrancar, mas um dos criminosos disparou. Ela foi levada ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) e foi liberada no dia seguinte.
Os dois assaltantes entraram no veículo roubado e fugiram. O carro foi localizado no dia seguinte. Ao longo das investigações, o Corsa utilizado no crime também foi encontrado, e outro suspeito, um adolescente de 16 anos, foi apreendido.
Segundo o delegado Tiago Bennemann, que comandou o cumprimento do mandado de prisão, foram feitas diversas diligências até chegar ao suspeito:
— As imagens de câmeras e a localização dos dois veículos foram fundamentais para a investigação. Foi um processo completo, onde foram feitas diversas ações até chegar na prisão de hoje (quarta).
O preso, que não teve o nome divulgado pela polícia, possuía mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, e responderá pelo crime de latrocínio tentado — quando há roubo com tentativa de assassinato.
Segundo o delegado, ele possuía antecedentes criminais por roubo de veículo. Ainda conforme a apuração, no dia do crime, ele estava sob medida cautelar e iria colocar a tornozeleira eletrônica em poucos dias.