O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil apreendeu drogas, armas e um carro durante a Operação Partilha nesta sexta-feira (29), na zona sul de Porto Alegre. Na ação, um homem de 29 anos foi preso em flagrante.
Foram apreendidos 42 quilos de maconha, um quilo de cocaína, 50 gramas de crack e mais de 10 mil pinos para embalar as drogas, em uma casa no bairro Glória, zona sul da Capital. Além disso, um Jeep Compass, avaliado em mais de R$ 250 mil, quatro pistolas de calibre nove milímetros, 343 munições para diversos calibres e 12 carregadores também foram encontrados. Segundo a Polícia Civil, a ação deve causar um prejuízo de R$ 500 mil a uma facção com base no Vale do Sinos.
Conforme a investigação do Denarc, a casa servia como depósito. Segundo o delegado Gabriel Borges, responsável pela operação, o homem preso tinha como atribuição armazenar e distribuir as drogas e as armas para criminosos de um condomínio habitacional na região dos bairros Santana e Azenha, também na Capital. O veículo apreendido durante a operação, segundo a polícia, era utilizado para realizar as entregas.
— Ele era uma espécie de gerente do tráfico. Distribuía nos pontos de vendas — diz o delegado.
O homem, que não tinha antecedentes criminais, será indiciado por porte ilegal de arma de fogo com numeração suprimida e tráfico de drogas, conforme a polícia.
O delegado Alencar Carraro, diretor de Investigação do Narcotráfico, ressalta que o impacto da ação no crime organizado é "extremamente pesado", pois além de retirar os entorpecentes da posse dos criminosos, a operação apreendeu quantidade significativa de armas de fogo e munições.