Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um PM jogando um homem do alto de uma ponte da cidade de São Paulo. Ao jornal O Estado de S.Paulo, a Ouvidoria da Polícia informou que o caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (2), na zona sul da capital paulista. Ao menos outros três policiais aparecem nas imagens.
Em uma rede social, Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública do Estado, prometeu “severa punição” aos envolvidos. A corporação afastou 13 PMs, mas as identidades não foram reveladas.
Os policiais são do 24º Batalhão de Polícia Militar, de Diadema.
As cenas
Na gravação, é possível ver três agentes da PM sobre a ponte. Um deles levanta uma moto do chão e a encosta na mureta.
Outro aparece segurando pelas costas um homem usando uma camiseta azul.
O vídeo registra o momento em que o PM levanta o rapaz pelas pernas e o joga do alto da ponte, sobre um córrego.
Na sequência, um homem aparece boiando nas águas. Segundo o site g1, a vítima foi socorrida por pessoas em situação de rua e sobreviveu.
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, considerou as imagens “estarrecedoras e inadmissíveis”. Ele determinou, ontem, que o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (Gaesp) associe-se ao Ministério Público de São Paulo, para que se “envide todos os esforços no sentido de punir exemplarmente, ao fim da persecução penal, os responsáveis por uma intervenção policial que está muito longe de tranquilizar a população”.
Questionada, a Polícia Militar disse, em nota, repudiar “veementemente a conduta ilegal adotada pelos agentes públicos no vídeo mostrado.” No texto, a PM ainda afirma que instaurou um inquérito policial militar (IPM) para apurar os fatos.