A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Santa Maria, na Região Central, abriu inquérito policial para apurar a morte de um bebê de dois meses. O caso aconteceu por volta das 9h30min do domingo (17). Conforme ocorrência policial registrada pela Brigada Militar, a mãe, de 27 anos, levou o menino até a unidade de saúde do bairro Patronato, mas ele já estava morto.
No primeiro relato da mulher aos policiais, ela afirmou que acordou durante a madrugada de domingo (17) e percebeu que o bebê estava um pouco roxo. Ela disse ter pensado que o filho estivesse com frio, então tapou a criança e voltou a dormir. Pela manhã, quando acordou, disse ter percebido que "o filho não estava bem" e decidiu levá-lo ao pronto-atendimento.
Segundo o delegado Gabriel Zanella, que responde interinamente pela delegacia, o resultado da necropsia será primordial para a investigação. Ele ainda afirma que o caso será priorizado, já que a mãe da criança foi investigada, em 2009, por um fato muito parecido.
— É importante ressaltar que o resultado da necropsia será muito importante para a investigação. Esse caso será priorizado, uma vez que a mãe, que comunicou esse falecimento, também figurou como investigada em 2009, em razão do falecimento de outro filho, também de dois meses de idade, em um contexto parecido. Portanto, a Polícia Civil fará todas as diligências necessárias para que as circunstâncias desse falecimento sejam esclarecidas totalmente — ressalta Zanella.
A mulher não foi indiciada no caso anterior. Conforme a investigação da época, a necropsia não apontou a causa da morte e não foram constatados indicativos de dolo ou negligência da mulher.