A Polícia Civil deu início, nesta terça-feira (5), a uma investigação para apurar um caso envolvendo a reação de agentes da corporação a uma abordagem de PMs em Porto Alegre. Vídeos que circulam em redes sociais mostram uma confusão nas proximidades do posto Bom Fim da Brigada Militar, perto da Redenção.
Nas imagens, é possível ver um homem e uma mulher respondendo a PMs do 9⁰ Batalhão de Polícia Militar, que estão fardados. Aos militares, a mulher se identifica como comissária de polícia, mas nem ela nem o homem vestem trajes da instituição. Ela profere xingamentos e diz que foi "constrangida em sua hora de lazer".
No vídeo, a mulher é vista, em determinado momento, gesticulando com a arma na mão, movimentando para vários lados, mas sem apontar para ninguém em específico. As imagens também mostram o momento em que ela vai em direção a um policial militar que registrava o fato. Assim, uma confusão começa e ela é imobilizada, assim como o homem que a acompanhava, que também se identifica como policial civil.
GZH tentou contato com representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil, mas, nos dois casos, informaram que a manifestação só seria feita por meio de notas.
Em um texto breve, a Polícia Civil informou que apenas que "os fatos já estão sendo apurados internamente através dos procedimentos administrativo e criminal cabíveis".
Já a Brigada Militar informou que foi acionada por populares para atender a ocorrência e que "a guarnição adotou as providências previstas e com cautela" durante o atendimento "envolvendo um casal, em que o homem e a mulher se identificam verbalmente como policiais civis". A nota diz ainda que a guarnição "recolheu o armamento e conduziu ambos para as providências cabíveis junto ao órgão competente".
Confira, a seguir, a íntegra das notas
Polícia Civil
"Sobre os fatos ocorridos na noite de ontem, em relação a dois policiais civis, a Polícia Civil informa que os fatos já estão sendo apurados internamente através dos procedimentos administrativo e criminal cabíveis.
Polícia Civil do RS
Para Servir e Proteger!"
Brigada Militar
"A Brigada Militar informa, em referência a vídeos veiculados, na qual é exibida a ação de policiais militares do 9⁰ Batalhão de Polícia Militar atendendo ocorrência envolvendo um casal, em que o homem e a mulher se identificam verbalmente como policiais civis, que a guarnição adotou as providências previstas e com cautela.
Conforme se verifica no vídeo, os envolvidos foram identificados pela guarnição, que recolheu o armamento e conduziu ambos para as providências cabíveis junto ao órgão competente.
Os policiais militares foram acionados por populares, e as circunstâncias dos fatos anteriores à abordagem também serão apurados pelo órgão competente.
Como instituição dedicada à proteção e à segurança de toda a sociedade, a Brigada Militar reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e garantias fundamentais, atuando diuturnamente em defesa na sociedade e na preservação da ordem pública, reiterando seu relacionamento profícuo com a Polícia Civil gaúcha, Instituição com a qual se relaciona à base de respeito e parceria, de forma que manifestar-se-á a respeito do fato exclusivamente por meio dessa nota."