Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (7) no bairro Lami, na zona sul de Porto Alegre, pela Polícia Civil. Procurado por roubo, o suspeito guardava em uma caixa, no porta-malas de um carro, armas e munição. A investigação apura se o arsenal pertence a uma facção criminosa que atua na cidade.
No local, foram apreendidas 10 armas: oito pistolas turcas e israelenses, uma delas com seletor para rajadas, e dois revólveres. Segundo a polícia, o homem vai prestar depoimento e ser encaminhado depois para o sistema penitenciário.
Os agentes passaram a buscar pistas do paradeiro do homem, que estava na condição de foragido pelo fato de haver um mandado de prisão contra ele. O titular da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Arthur Raldi, diz que, ao se obter uma localização aproximada do criminoso, foi feito um monitoramento da residência no Lami até que ocorresse a abordagem na manhã desta terça.
Após ser dada voz de prisão, os policiais acharam as 10 armas e munição dentro de uma caixa de papelão, no porta-malas de um veículo clonado, que também foi apreendido. O nome do preso não foi divulgado.
A Polícia Civil apurou se o detido era responsável por guardar armamento para uma facção da zona sul da Capital que tentava invadir o território de outra organização criminosa. Essa informação será confirmada posteriormente pela investigação.
Segundo Raldi, havia no local camisetas pretas e toucas ninja, além de coturnos. A suspeita é de que os integrantes do grupo que mantinham o material guardado na casa do Lami pretendiam invadir algum ponto de tráfico se passando por policiais.