O espaço apontado pelo governo do Estado como solução para evitar que presos aguardem em viaturas por vagas em presídios foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (27). O Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) servirá como um centro de triagem para abrigar detentos da Região Metropolitana até a transferência para unidades prisionais.
Com capacidade para abrigar 708 pessoas, a estrutura deve oferecer serviços como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia.
— O Nugesp é uma concepção totalmente nova a respeito da entrada do preso no sistema penitenciário. É um processo que dá mais dinamismo na entrada e na saída de presos, de uma maneira que nunca havíamos feito aqui no Estado — afirma o governador Ranolfo Vieira Júnior.
O espaço, localizado na Rua Salvador França, bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre, já era utilizado para abrigar detentos, mas não tinha condições de suprir a demanda do sistema prisional. Por isso, foi reformado.
A expectativa, segundo a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, é de receber os primeiros presos ainda nessa semana.
O projeto foi anunciado em 2019. A obra, orçada em R$ 46,4 milhões, tinha previsão de ser concluída no fim de março. No entanto, o cronograma acabou alterado e estendido. Entre os motivos citados pelo governo para o atraso estão afastamentos que foram necessários em razão da pandemia e a instalação de estruturas que não estavam previstas inicialmente.