A ação de criminosos disfarçados de policiais que atacaram um carro-forte da empresa TBForte em Guaíba, na antevéspera do Ano-Novo, foi toda gravada por câmeras de segurança do supermercado onde ocorreu o assalto e, parte dela, por equipamentos do próprio blindado. Nesta quarta-feira (25), uma operação foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão no âmbito da investigação sobre o crime.
As imagens mostram quando o carro-forte estaciona, e dois vigilantes descem para verificar as condições de segurança do local. Depois, sai do blindado o chefe da equipe, Bruno Rafael Reis, carregando um carrinho com dinheiro que seria colocado em caixas eletrônicos do supermercado.
Reis foi preso na terça-feira (24), por suspeita de envolvimento com a quadrilha.
As câmeras também mostram quando uma viatura (falsa) estaciona perto do carro-forte e quatro supostos policiais descem fortemente armados. Eles vão direto para dentro do supermercado.
Segundo a investigação, o primeiro que chega e fala com um dos vigilantes usa uma história falsa: de que eles terão que voltar para a base da empresa porque um colega estava com familiares sequestrados. Logo depois, todos os seguranças do blindado são reunidos junto aos caixas, e o assalto é anunciado.
Os vigilantes são desarmados. Reis segue mexendo no celular e é o último a ser desarmado.
O chefe de equipe volta ao carro-forte com um dos criminosos. Enquanto isso, outro assaltante chama o veículo — um Jeep Renegade — que carregará o dinheiro. Oito caixas de dinheiro são colocadas no automóvel.
Os vigilantes são levados todos para dentro do blindado, e o grupo escapa. Detalhes da ação gravada fizeram a polícia desconfiar do chefe de equipe, que teve prisão decretada. A 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) ainda apura se há outros funcionários envolvidos.