A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) uma operação para combater a evasão de divisas, câmbio paralelo e contrabando de mel através da fronteira com o Uruguai. Na investida, os policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Santana do Livramento e São Gabriel, além do bloqueio de contas bancárias, da indisponibilização de imóveis e do sequestro e arresto de veículos.
A ação tem como foco principal dois empresários do ramo da apicultura suspeitos de incrementarem sua produção com mel vindo de contrabando. De acordo com a PF, os empresários negociavam o mel de origem uruguaia, bem como realizavam transações financeiras ilegais para negociação do produto por meio de fontes situadas em Santana do Livramento.
Segundo apurado na investigação, houve a remessa ilegal de mais de R$ 3,2 milhões ao Exterior por parte dos investigados, os quais foram utilizados no fomento do mercado clandestino. Mas, segundo a polícia, os valores envolvidos podem ser bem maiores.
O contrabando de mel foi identificado a partir do mapeamento do mercado informal de câmbio e das ações de operadores do mercado financeiro paralelo.