A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (24) uma operação para desarticular organização criminosa suspeita de fraudar licitações em municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. São investigados pagamentos e recebimentos de propina para contratação de empresas responsáveis pelo serviço de limpeza por hidrojateamento. Participam da operação Underground policiais da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção, da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Canoas e em Torres.
Policiais apreenderam documentos na sede da prefeitura de Torres, no caso nas secretarias da Fazenda e Turismo, em empresas e nas residências dos investigados. Segundo o delegado Max Otto Ritter, empresários do ramo de saneamento buscavam burlar licitações, por vezes esvaziando a concorrência ou criando uma falsa competição entre empresas com o objetivo de direcionar a contratação para um dos envolvidos. Ele sustenta que há provas de que um dos empresários ofereceu a uma representante de empresa concorrente a possibilidade de negociarem uma licitação para que não precisassem ir até o final da sessão concorrendo.
Em uma licitação seguinte, conforme a investigação, verificou-se o surgimento de nova empresa concorrente, criada um mês antes, para prestar o mesmo tipo de serviço, sem que tivesse a qualificação necessária para participar da licitação. Os policiais também constataram que um dos empresários já teria se utilizado dessa mesma estratégia criminosa anos atrás, em outros estados. Os nomes das empresas investigadas não foram divulgados. Além de Torres, há suspeita dessa mesma fraude em outros municípios do Litoral Norte.
A Prefeitura de Torres divulgou nota sobre a operação:
"Na manhã desta terça-feira, 24 de maio, a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), esteve na sede administrativa da Prefeitura de Torres realizando a Operação Underground. Prontamente foram acompanhados pela Procuradora Geral do Município e do Chefe de Gabinete Municipal. A Prefeitura de Torres mostrando transparência e idoneidade, colabora desde o início da investigação e se coloca a disposição do (Deic). Assim que feita a denúncia por parte de uma das empresas participantes da licitação, a Prefeitura no dia 18 de junho de 2021, suspendeu a mesma, encaminhou a Ata para a Delegacia de Polícia e por determinação do Prefeito, foi instaurado um Processo Administrativo Especial (Pae), para que a prefeitura também apure os fatos. A operação deflagrada pela Polícia Civil investiga supostas fraudes por parte de empresários em licitações do ramo de hidrojateamento e água servida, conforme anunciado pelo (Deic)".