Agentes da Brigada Militar, Polícia Civil, Policia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Civil Municipal (GCM) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (26), uma operação integrada de combate ao roubo e furto de veículos em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Intitulada Operação Integrada Força Total, a investida resultou nas prisões de 13 pessoas, na apreensão mais de 2 quilos de drogas e na recuperação de dois veículos roubados.
— A operação foi lançada no início do dia e planejada há duas semanas. O objetivo é manter baixos os índices criminais de São Leopoldo, em especial os roubos e furtos de veículos, que recrudesceram neste mês — disse o comandante do 25º BPM Major Alexsandro do Nascimento Goi.
A ação contou com 81 agentes de segurança pública, 28 viaturas, além do Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Os policiais cumpriram mandados judiciais, realizaram barreiras em pontos estratégicos e intensificaram o policiamento nas áreas com maior fluxo de pessoas.
No total, foram abordadas 206 pessoas e 126 veículos foram fiscalizados. Dos 13 presos, dois eram foragidos do sistema prisional que foram recapturados. Foram apreendidas 757 porções de drogas, totalizando 2,8 kg. Também foram recuperadas três armas e 163 munições.
— Temos a convicção que a integração entre as instituições, materializada em operações como a de hoje, são fundamentais para a redução dos indicadores criminais. Os locais em que se concentram as ações foram identificados com base em dados consolidados que apontaram os pontos com maior concentração dos crimes patrimoniais — destacou o diretor da 3º Delegacia de Polícia Metropolitana, delegado Eduardo Augusto de Moraes Hartz.
O delegado salienta ainda que São Leopoldo reduziu, no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, todos os indicadores criminais monitorados pelo Programa Estadual RS Seguro (roubo a pedestre, roubo à residência, roubo de veículo e Crimes Violentos Letais e Intencionais).