Um homem de 61 anos foi preso por policiais da Brigada Militar (BM) e por agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, enquanto tentava matar o próprio cachorro. A BM foi acionada por vizinhos que ouviram latidos do cão.
O idoso foi detido em flagrante, por volta das 13h30min desta segunda-feira (7). Segundo a prefeitura, ele saia de um matagal do bairro Roselândia, com um facão nas mãos. O animal estava na mesma mata, com ferimentos profundos no pescoço, que indicam tentativa de esquartejamento.
O autor dos ferimentos confessou o crime, com o argumento de que o cão estava com câncer e, por isso, tentava sacrificá-lo. A doença foi descartada pelos veterinários que prestaram o primeiro atendimento, após o pet ser resgatado pelas forças de segurança.
— Ele alegou que o cão estava doente, com um tumor. A veterinária examinou e não achou nada, está 100%. O homem estava fazendo na crueldade mesmo — afirma Jade Guimarães, titular da Secretaria de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, responsável pelo caso.
Logo que foi encontrado, o cachorro foi levado ao canil municipal. Às 15h, seguia em cirurgia e, devido à gravidade dos cortes, corre risco de morte, de acordo com o Executivo.
Até a publicação desta reportagem, o homem prestava depoimento na Polícia Civil e poderia ser encaminhado ao sistema prisional por maus-tratos.