Uma operação da Polícia Civil, em parceria com a Brigada Militar, cumpre 60 mandados na manhã desta terça-feira (7). O alvo é um grupo de traficantes com atuação em municípios da região metropolitana de Porto Alegre.
São 44 ordens judiciais de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. Os mandados estão sendo cumpridos na Capital e em Canoas e Sapucaia do Sul.
Até as 11h, 21 pessoas haviam sido presas — elas não tiveram os nomes divulgados. Mais detalhes sobre a ofensiva serão divulgados em coletiva de imprensa às 8h30min, em Canoas.
A operação foi deflagrada em razão do alto número de prisões preventivas efetuadas no bairro Rio Branco, em Canoas. Foram 26 durante 9 meses de investigação. Conforme o delegado Rodrigo Caldas, que coordenou a ação, os membros da organização armazenavam a maior parte maiores das drogas e levavam para circulação apenas quantidades menores, já prevendo a abordagem policial. Além disso mobilizavam a comunidade a atuar em prol do grupo, através de ações que passavam uma sensação de segurança na localidade.
— As pessoas eram obrigadas a pintar muros para esconder pichações feitas por membros da facção. O chefe chamava essas pessoas de "pedreiros", mas na verdade eram moradores e usuários de crack que circulavam no bairro— afirma o delegado.
Além disso, foram apreendidas drogas prontas para a venda, celulares, e aproximadamente 16 mil reais em dinheiro. As ações foram cumpridas por por 250 policiais civis e 60 policiais militares com 90 viaturas, com apoio dos policiais da Coorndenadoria de Recursos Especiais (CORE) e apoio aéreo, devido aos locais se tratarem de áreas conflagradas pelo tráfico de drogas.