Dada como desaparecida na quinta-feira (2), com registro na Polícia Civil de São Paulo, mobilização de familiares em redes sociais e notícias veiculadas na imprensa, a adolescente Yasmin Pesinato Benedetti, 17 anos, foi localizada na noite de sexta (3) em solo gaúcho a quase mil quilômetros de distância da capital paulista.
Após uma viagem de 15 horas de ônibus, ela desembarcou na rodoviária de Passo Fundo, no norte do Estado, de onde voltou a manter contato com a família. Yasmin teria viajado sem comunicar à mãe, Agatha Marion Pesinato, 37 anos, para se encontrar com o pai (o casal é separado) na cidade próxima de Marau, onde ele vive.
Em contato com GZH por WhatsApp, Agatha declarou que a sensação de desespero por não saber do paradeiro da filha deu lugar a um sentimento de desafogo.
— A Yasmin foi encontrada no Rio Grande do Sul, onde mora o pai, e está em segurança. Foi um susto muito grande para todos nós, mas agora estamos aliviados — disse a mãe.
A adolescente havia saído de casa, na manhã de quinta, sob a justificativa de comprar um biquíni com o qual pretendia participar da etapa estadual do concurso de beleza Miss Teen São Paulo neste final de semana. Ela já havia conquistado, recentemente, o título de Miss Teen da capital paulista em uma fase anterior da competição. Conforme os familiares, ela estaria ansiosa pela nova participação na disputa, o que teria ampliado a sensação de angústia com o sumiço.
Em razão do desaparecimento, os organizadores decidiram cancelar o evento em sinal de solidariedade. Segundo os promotores do Miss Teen, as demais candidatas ficaram bastante abaladas ao saber do sumiço da colega.
Não ficou esclarecido, até o momento, o motivo pelo qual Yasmin resolveu viajar na véspera do concurso do qual participaria ou por que teria deixado de avisar a mãe sobre seus planos de visitar o pai no Rio Grande do Sul.
A adolescente estaria com o pai — que também não teria ficado sabendo dos planos da filha — em Marau, na manhã deste sábado. GZH entrou em contato com a Brigada Militar no município para verificar se a polícia paulista havia solicitado algum tipo de apoio ou diligência envolvendo o episódio, mas a informação, até o final da manhã, é de que o caso não havia sido comunicado por qualquer canal oficial até aquele momento.
— Graças a Deus, ela está bem e agora vamos lidar com a questão em família — complementou a mãe da miss.