A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou nesta quinta-feira (4) uma nova base do subcomando de operações. No local, foi construída uma estrutura de canil para abrigar os cães de faro da corporação, usados em operações de combate ao tráfico de drogas, e um hangar para a manutenção e operação de helicópteros da PRF.
O espaço fica na saída de Porto Alegre, no entroncamento da BR-116 com a BR-290, um ponto estratégico para o deslocamento rápido das equipes em ações no Estado. O uso da área foi cedido pela concessionária da freeway, a CCR ViaSul.
No canil, ficarão os cinco cães que compõem o time de animais da unidade. Atualmente, eles passam por um treinamento obrigatório em Santa Catarina, mas já atuam pela PRF. Cliff, Baruk, Simo e Ébano, das raças pastor alemão e pastor-belga-malinois, além de um border collie chamado Guri, atuam no local. Uma filhote, Eva, de 11 meses, também vive no canil, mas ainda não participa das operações. Os animais ficavam antes em Bento Gonçalves. Todos vieram de Goiânia, comprados em diferentes momentos.
Guri, o único de sua raça sendo treinado no Estado para atuar na busca a drogas é um dos que mais encontrou quantidades até hoje, junto do mais antigo do grupo, Baruk. O border de pelos pretos e brancos participou, há cerca de cinco meses, de uma operação em São Leopoldo em que encontrou três toneladas de drogas em um caminhão de transporte de porcos. O entorpecente estava escondido em um fundo falso entre os andares do veículo. Os cães também são treinados para encontrar armas e munição.
Em geral, os animais trabalham por cerca de oito anos, e depois são aposentados — vão para adoção, e às vezes acabam ficando com os próprios agentes que são responsáveis por eles.
O novo hangar, também inaugurado nesta quinta, servirá para guardar, preparar e operar helicópteros da instituição. O ponto em que fica a estrutura permite, segundo a PRF, que a aeronave de asa rotativa da entidade seja deslocada com agilidade para prestar suporte aerotático às equipes em solo na Região Metropolitana e demais locais do Estado.
Outro ponto positivo da nova base é a proximidade entre o canil e o hangar, o que deve facilitar o transporte com rapidez dos cães e policiais para o atendimento de ocorrências em todo o RS.
PRF e prefeitura da Capital passam a compartilhar sistemas de segurança
Também nesta quinta, a ️PRF e a prefeitura de Porto Alegre celebraram um pacto para o compartilhamento de tecnologias e sistemas entre as instituições, no intuito de unir informações e potencializar a segurança.
O projeto de integração é do Ministério da Justiça e Segurança Pública e abrange mais de 5 mil prefeituras no país. Segundo a PRF, mais de 10 sistemas serão compartilhados para trocar informações, como o de cercamento eletrônico, de atendimento a acidentes e acesso a boletins de ocorrência.
PRF vai inaugurar sede de delegacia e unidade operacional em Uruguaiana
Outra inauguração da PRF está prevista para esta sexta-feira (5), às 10h. Localizada na fronteira com a Argentina e perto do limite com o Uruguai, uma Unidade Operacional contará com área de fiscalização coberta e iluminada, estande de tiro e auditório. A nova unidade tem acessibilidade e estruturas adequadas para o serviço policial e o atendimento do cidadão. O espaço é considerado um dos postos policiais mais modernos no país.
Junto à unidade, foi construída também a sede da delegacia da PRF em Uruguaiana. A delegacia é responsável pelos trechos das rodovias BR-290 e BR-472 que passam por essa região, onde fica a tríplice fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina.