Em decisão do júri popular na Comarca de Catuípe, o motorista Pedro Alberto Zimmermann, 52 anos, foi condenado a 37 anos de prisão pelo crime de feminicídio. Ele foi considerado culpado pela morte da adolescente Maria Eduarda da Silva Zambom, então com 15 anos, em 2019.
O homem, que dirigia a van escolar do município da região das Missões, foi acusado de estuprar, matar e ocultar o corpo da jovem. Além da condenação por feminicídio, a Justiça definiu que o valor do veículo de Zimmermann, apreendido para a prática do crime, seja dividido entre os pais da vítima, devendo o valor da transferência ser custeada pelo réu.
Na sentença, proferida na última quarta-feira (17), a juíza Rosmeri Oesterreich Krüger concluiu que os motivos e as circunstâncias serviram para qualificar o crime. A magistrada ressaltou ainda a acentuada culpabilidade do réu, tendo premeditado a condução da menor até o local dos fatos.
Com a ocultação do corpo da vítima, a juíza citou consequências graves, diante do sofrimento vivido por familiares da vítima, que levaram mais de 24 horas até obterem a certeza da morte de Maria Eduarda.
Relembre o caso
Maria Eduarda residia em uma localidade a 25 quilômetros da área central do município. A menina costumava aguardar o transporte escolar, no início da manhã, nas proximidades de casa. A mãe da garota contou aos policiais na época que, ao ouvir o som de um veículo saindo da frente da residência, percebeu que não era a Kombi na qual a filha costumava ir para o colégio e, sim, um carro particular. Como ela não chegou na escola, os familiares procuraram a polícia e iniciaram buscas.
No mesmo dia, foi encontrada uma blusa da adolescente e a mochila que ela usava. O corpo de Maria Eduarda foi localizado no início da manhã do dia seguinte, em uma área de matagal. A vítima tinha uma marca no pescoço, que já indicava possível morte por asfixia, o que veio a ser confirmado depois.
No dia do desaparecimento de Maria Eduarda, Zimmermann foi encontrado com um corte no pescoço, em razão de uma tentativa de suicídio. Ele foi hospitalizado. O veículo dele estava estacionado nas proximidades de onde foi encontrada a mochila da garota.