O terreno que abriga a Casa do Imigrante, localizada em São Leopoldo, no Vale do Sinos, sofreu a quarta invasão nos últimos quatro meses. O prejuízo com o material furtado é calculado em cerca de R$ 30 mil pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL), instituição privada sem fins lucrativos que mantém a Casa. O imóvel ainda aguarda pelo início de obras de reconstrução desde março de 2019, quando parte da estrutura desabou.
— Colocamos uma cerca em todo o perímetro e outra na divisão com um terreno vizinho, tanto para reforçar a segurança quanto para impedir a presença de curiosos. Na última invasão, uma das cercas foi levada — diz a gerente-executiva do MHVSL, Elisandra Brandão.
As outras invasões, ocorridas desde agosto, foram marcadas por furtos de itens como refletores, fiação e outros trechos de cerca. Brandão afirma que a Casa do Imigrante vem sofrendo com furtos de fiação desde 2019.
— Os refletores foram recolocados para reforçar a iluminação, e uma empresa foi contratada para fazer ronda noturna e diurna — comenta Brandão.
A Casa do Imigrante estava fechada para visitação e foi esvaziada em 2018, antes do colapso de parte de sua estrutura, justamente por riscos de desabamento e danos ao acervo. Segundo o MHVSL, a proximidade com uma via de grande fluxo de veículos fazia com que a trepidação fosse constante no local.
Em 2020, a prefeitura de São Leopoldo anunciou um convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) para o início das obras, que ainda estão em fase de planejamento.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) de São Leopoldo diz lamentar os prejuízos causados pelos furtos na Casa do Imigrante. O titular da pasta, Nestor Schwertner, afirma que vai procurar a direção do MHVSL para verificar as alternativas para melhorar a segurança do local.
A Casa do Imigrante é mantida pelo MHVSL desde 1980. A construção abrigou os primeiros imigrantes alemães em 1824 e é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).