Um homem de 57 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (26), duas horas após sua companheira ser encontrada morta dentro de um Fiat Pálio, em Ivoti, no Vale do Sinos. O corpo de Rosa Maria Vargas, 53, foi localizado por populares na Avenida Bom Jardim. Conforme a Polícia Civil, a vítima foi atingida por 33 facadas pelo namorado.
A delegada Raquel Peixoto, titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Novo Hamburgo e responsável pelo caso, confirmou que o homem foi encontrado pelos policiais com a roupa ensanguentada e com a faca usada no crime. Ele também foi reconhecido por moradores que o viram sair do carro na manhã desta quinta-feira.
Em estado de choque, o suspeito não falou com a polícia nem com seus advogados. Com a abertura do inquérito, a delegada aguarda pelos depoimentos de familiares da vítima e do agressor.
— Informalmente, os familiares confirmaram que o casal namorava há cerca de nove meses e que, no mês passado, ela teria terminado o relacionamento pelo excesso de ciúme dele. Recentemente, a vítima aceitou retomar o namoro — confirmou a delegada Peixoto.
Os dois são moradores de Estância Velha, município vizinho a Ivoti. Agora, a polícia investigará o motivo de eles estarem na cidade.
A delegada confirmou que a vítima não chegou a fazer um boletim de ocorrência nem solicitou medida protetiva contra o homem.
— Os nossos dados indicam que 95% das mulheres que foram vítimas de feminicídio não procuraram a polícia. Elas estão presas em um ciclo de violência, e a maioria não percebe que está inserida neste contexto. E aquelas que percebem têm medo de denunciar o agressor, o que é justamente o contrário, já que o registro vai permitir que a polícia possa amparar a vítima — explicou.