Um homem foi preso na madrugada desta terça-feira (3) após atear fogo à companheira em Gravataí, na Região Metropolitana. O caso foi registrado em um apartamento na Rua Santo Agostinho, no bairro Santa Cruz.
De acordo com a Polícia Civil, durante uma discussão, o homem teria pego um líquido inflamável, jogado na mulher e colocado fogo. A vítima foi socorrida por vizinhos com queimaduras na orelha e no rosto e levada para atendimento médico no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, mas foi encaminhada para o Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.
Na casa, além do casal, estavam os três filhos da mulher — uma menina, de sete anos, e dois meninos, de 16 e 18 anos. Eles não ficaram feridos, mas inalaram fumaça e também foram levados ao Hospital Dom João Becker.
De acordo com os Bombeiros, a corporação foi acionada para atender a ocorrência por volta da meia-noite. Não houve dano estrutural na casa por conta do fogo, que só teria atingido um dos quartos.
O homem foi detido pela Brigada Militar (BM) quando estava saindo de carro do local. Ele informou que estava sentindo dores e estava se dirigindo ao hospital. O suspeito queimou os braços. Foi encaminhado contra ele um pedido de prisão preventiva por tripla tentativa de homicídio, contra os filhos da mulher, e tentativa de feminicídio com emprego de fogo.
A Polícia Civil investiga o caso. Ainda não há informações sobre o que teria motivado a briga do casal e se o homem possuía antecedentes criminais. O nome do homem e da vitima, assim como as idades, não foram divulgados.
Caso tenha sido vítima ou testemunha de violência contra a mulher, procure a polícia. Isso permitirá que o caso seja investigado e até pode evitar que novas mulheres sejam vítimas. É possível fazer o registro por meio da Delegacia Online, ir até a delegacia mais próxima ou procurar a Delegacia da Mulher. Caso tenha alguma informação, também é possível contatar a Polícia Civil pelo 197 ou usar o Disque-Denúncia no 181.
Também é possível procurar a ajuda do Ministério Público. Em Porto Alegre, a Promotoria Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar atende no Instituto de Previdência do Estado (IPE) do RS, na Avenida Borges de Medeiros, 1.945. Os telefones para contato são: (51) 3295-9782 ou 3295-9700. O horário de atendimento atual é das 13h às 18h.