Dois dos assaltantes baleados na tentativa de roubo a um açougue no bairro Juscelino Kubitscheck, em Santa Maria, na noite de quarta-feira (25), seguem internados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Um deles, um adolescente de 16 anos, baleado no pescoço, está em estado grave. O outro, um homem de 28 anos, está estável. Ambos são custodiados pela Brigada Militar no hospital. O dono do estabelecimento, um homem de 44 anos, responsável por balear os dois assaltantes, foi atingido de raspão por um disparo realizado pelo criminoso de 28 anos. O empresário foi atendido e passa bem.
Durante a manhã desta quinta-feira (27), testemunhas do crime foram ouvidas na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que vai investigar o caso.
A tentativa de assalto ocorreu por volta das 19h30min. Conforme a Brigada Militar, o adolescente e o jovem chegaram ao estabelecimento, que fica na Rua das Bergamoteiras e, armados, anunciaram o assalto. Conforme se vê nas imagens das câmeras de segurança do local, o dono do açougue aproveitou um momento de distração da dupla.
Quando um deles tirava uma mochila das costas, o empresário atirou contra os criminosos. O adolescente foi atingido no pescoço e caiu no local. Ele portava um simulacro de pistola. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o levou ao HUSM. O outro assaltante também foi atingido, revidou, e atirou contra o empresário, mas conseguiu fugir. O dono do estabelecimento foi atingido de raspão na testa.
Criminoso buscou atendimento
Minutos depois, a BM foi acionada porque esse outro assaltante havia dado entrada no Pronto-Atendimento do Patronato com um disparo no peito. Ele foi encaminhado ao HUSM.
Com informações de que um Corsa de cor prata havia deixado o homem no Pronto Atendimento, os policiais começaram a fazer buscas pelo veículo, que foi encontrado por uma guarnição de patrulha. Nele estava um homem de 26 anos e uma mulher de 24. Com eles havia um revólver calibre 32 e por isso foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e também por tentativa de assalto. O suspeito foi levado à Penitenciária Estadual de Santa Maria e ela foi liberada após pagar fiança.
Depois também se descobriu que a mesma dupla é suspeita por assalto a uma padaria na Avenida Paulo Lauda, no bairro Tancredo Neves, pouco antes, por volta das 19h. Eles entraram no estabelecimento, mostraram a arma, anunciaram o assalto e fugiram levando R$ 250. Foram reconhecidos por imagens de câmeras de segurança.