O Sindicato dos Servidores Penitenciários do RS (Amapergs Sindicato) programou para a manhã de quarta-feira (28) um ato de despedida ao prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), destruído por um incêndio no dia 14. A manifestação ocorrerá em Porto Alegre, a partir das 11h e foi convocada porque ali também funcionava a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Os servidores penitenciários têm ideia de dar um abraço simbólico ao prédio. A SSP avisou, porém, que o ingresso de funcionários ou de estranhos na área em ruínas não está autorizado. A manifestação deverá acontecer no entorno do terreno onde está situado o edifício e na frente dele, que é situado na Rua Voluntários da Pátria, 1.358.
Os servidores penitenciários planejam homenagear os dois bombeiros mortos no incêndio, pedir que a Susepe seja transferida para a SSP (hoje é ligada à Secretaria da Administração Penitenciária, Seapen). Além disso, vão pedir que lhes seja garantido de uma vez o status de Polícia Penal e vão protestar contra o projeto do governo estadual de implantar um presídio privado no Rio Grande do Sul.