As buscas aos criminosos que assaltaram um ônibus de turismo no noroeste do Estado resultaram na prisão de seis homens e duas mulheres na noite deste sábado (3). Os oito foram detidos pela Polícia Civil em Carazinho, por volta das 23h. Outro suspeito já havia sido preso durante a manhã com R$ 9 mil, que teriam sido levados dos passageiros. A excursão seguia de Santa Maria, na Região Central, para Foz do Iguaçu, no Paraná.
Segundo o delegado Jader Ribeiro Duarte, da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento de Carazinho, os criminosos estariam escondido em Panambi após o roubo. Desde a noite de sexta-feira (2), quando aconteceu o ataque ao ônibus, buscas eram realizadas na região. A polícia chegou até o grupo após monitorar outros suspeitos identificados ao longo da apuração do assalto como possíveis integrantes do bando.
– Nós sabíamos que a quadrilha era daqui e deduzimos que haveria resgate – disse o delegado.
Todos os presos eram moradores do município de Carazinho. Eles estavam em um Siena cinza, que foi abordado pelos policiais civis na BR-285.
– Estavam voltando para cá, do local onde estavam escondidos. Abordamos, eles tentaram fugir, mas foram presos – explicou o delegado.
Foram encontrados com eles quatro revólveres e uma espingarda de calibre 12. Segundo o delegado, cinco dos detidos foram identificados como participantes do assalto e os outros três – duas mulheres e um motorista – teriam ido a Panambi resgatá-los. Uma das mulheres é companheira de um dos presos e a outra é familiar. Os nomes dos presos não foram informados pela polícia.
O grupo foi detido em flagrante pelos crimes de organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada, além do roubo qualificado. Ainda conforme o delegado, os próprios presos teriam admitido que se separaram após o assalto e que todo o valor roubado estaria com o homem que já havia sido detido na manhã de sábado.
O assalto
A excursão partiu de Santa Maria, mas dois criminosos ingressaram no ônibus em Cruz Alta e outros dois em Panambi. Próximo ao trevo de acesso a Condor, o grupo anunciou o assalto. Enquanto um deles rendia o motorista, os outros três levavam os pertences dos passageiros e ordenavam que descessem. Em seguida, de acordo com a Brigada Militar, exigiram que o condutor fizesse o retorno no sentido de volta para Panambi. No entanto, na manobra, o veículo saiu da pista e atolou.
Com o ônibus parado, os criminosos fugiram em direção a um matagal, dando tiros para o alto. Os passageiros acionaram a BM, que iniciou as buscas aos assaltantes. Em Santa Bárbara do Sul, os policiais localizaram um Vectra que estava sendo utilizado na fuga. Durante a perseguição, houve troca de tiros e uma viatura capotou. Nenhum dos policiais ficou ferido na ação.
No sábado pela manhã, um homem foi preso, em uma estrada vicinal entre Panambi e Santa Bárbara do Sul. Segundo a BM, ele atirou na direção dos policiais, acabou baleado e foi levado a um hospital em Passo Fundo. Foram apreendidas joias, R$ 9 mil e vários aparelhos celulares que seriam de passageiros. Além disso, foi encontrado um revólver calibre 38 com munição deflagrada.