O cerco aos criminosos que assaltaram um ônibus de turismo no noroeste do Estado já dura mais de 17 horas neste sábado (3). As buscas estão concentradas em um matagal às margens da RS-508, próximo ao município de Santa Bárbara do Sul.
Por volta das 8h30min, um dos assaltantes entrou em confronto com a Brigada Militar (BM) em uma estrada vicinal entre Panambi e Santa Bárbara do Sul. O homem foi baleado e levado ao hospital. Com ele foram apreendidas joias, R$ 9 mil e vários aparelhos celulares que seriam das vítimas. Além disso, foi encontrado um revólver calibre 38 com munição deflagrada.
— Esse homem já tem uma vasta ficha criminal e entrou em confronto com a guarnição. Ele será interrogado assim que tiver alta. Nós iremos manter o cerco atrás dos comparsas — disse o Major Jarbas Luís Bohrer, comandante do 39° Batalhão da Brigada Militar, responsável pela região.
A suspeita é de que pelo menos outros três homens estejam escondidos no matagal. Batalhões de choque de cidades vizinhas, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o grupamento de aviação estão no local. São feitas barreiras e abordagens na região.
O ônibus de excursão saiu de Santa Maria na tarde passada com destino a Foz do Iguaçu, no Paraná. Dois dos criminosos embarcaram em Cruz Alta e dois em Panambi. No acesso a Condor, por volta das 19h, anunciaram o assalto.
Passageiros entregaram pertences e tiveram que descer do ônibus. O motorista, ao manobrar, acabou atolando o veículo. Os criminosos fugiram em um Vectra, onde estaria um quinto participante. Houve confronto com a polícia e uma viatura chegou a capotar. Os assaltantes bateram o Vectra e fugiram a pé para um matagal. Nenhum dos passageiros e nenhum policial ficou ferido com gravidade.