Um filme que se repete. Presos são mantidos dentro de viaturas junto ao Palácio da Polícia, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Na manhã desta sexta-feira (18), seis veículos da Brigada Militar estavam estacionados na calçada com 14 detidos pelo menos desde às 7h. O motivo é a falta de vagas no sistema prisional.
Conforme a Polícia Civil, há ainda 10 detidos nas celas do Palácio da Polícia, um custodiado no hospital e outro na carceragem da 3ª Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), na Zona Norte, para onde são encaminhamos presos com perfis diferentes. Além disso, um ônibus da Brigada Militar foi colocado junto ao Palácio, mas, por enquanto, sem presos.
Procurada pela reportagem de GZH, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) prevê encaminhar todos os detidos em viaturas para centros de triagem em Porto Alegre até o fim do dia.
De acordo com a Susepe, a situação de presos em viaturas também se dá em razão da pandemia de coronavírus. Quando a Brigada Militar prende alguém, essa pessoa está sendo encaminhada para centros de triagem por até 14 dias, até ser liberada para ingressar em uma casa prisional. Devido à falta de vagas nos locais de passagem, presos acabam sendo custodiados em viaturas.
O objetivo é evitar a disseminação da covid-19 no sistema prisional, entre detentos e agentes penitenciários. Não foi informado há quanto tempo os presos estão nas viaturas aguardado por vagas nos centros de triagem.