A Brigada Militar decidiu afastar três policiais militares das funções até esclarecer os fatos mostrados em um vídeo que circula em redes sociais. As cenas teriam sido registradas na noite do domingo (30), por volta de 22h, em Porto Alegre. A gravação mostra um PM tocando pandeiro dentro de uma viatura do 21° Batalhão de Polícia Militar, no bairro Restinga, no extremo sul da cidade.
O vídeo mostra a viatura em meio a uma aglomeração de pessoas, incluindo crianças, cantando e dançando ao som de samba e pagode em um condomínio. Uma das pessoas que grava a cena diz "até os homi fazendo som" e vira a câmera do celular para o veículo da BM. Em outro registro, um homem com microfone na mão canta e sobe o estribo lateral da porta do carona da viatura e chama os participantes para cantarem junto.
Em outra gravação, a viatura aparece indo embora e a pessoa que grava diz "aqui nem a polícia vem. Aqui tá liberado, papai". Nas imagens, aparecem dois PMs, mas três estariam na viatura.
O comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alexander Cardoso, afirma que um inquérito policial militar foi aberto para apurar a conduta dos servidores. Imagens e depoimentos foram colhidos para ajudar na investigação.
_ Eles estavam em patrulhamento no local de rotina e depararam com aquela situação. Como as imagens demonstram, acabaram participando do evento, quando, na realidade, a atitude deveria ser de debelar, de conversar com as pessoas para que dissipassem a aglomeração indevida que ocorria na ocasião _ ressalta o comandante.