A Polícia Civil frustrou, na última quinta-feira (29), o plano de ataque a uma agência bancária na zona norte de Porto Alegre. O alvo dos criminosos era um Santander, localizado na Avenida Benjamin Constant, próximo à esquina com a Avenida Dom Pedro II, no bairro São João.
Uma investigação em andamento levou os policiais a uma edificação ao lado da agência. Os agentes perceberam que criminosos já haviam começado a quebrar uma parede para ingressar no banco. No local, que estava desocupado, foram encontradas marretas, talhadeiras e luvas.
De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), o local já estava sendo monitorado.
— Fizemos a vistoria nesta quinta, até pela proximidade das datas em que muitas pessoas recebem pagamento, e percebemos que os criminosos tinham iniciado a prática do rompimento de obstáculo para a ação criminosa — afirmou Abreu.
— Temos suspeitos. O Instituto Geral de Perícias fez um trabalho muito importante, que a gente acredita que vá ao encontro do que temos em outras oportunidades — completou.
Dois casos semelhantes ocorreram em Porto Alegre nos últimos meses. Em 18 de março, uma agência do Banco do Brasil na Avenida Nilo Peçanha, foi invadida após buraco feito numa loja de tapetes, que fica ao lado. Antes disso, em 7 de dezembro, em um Banrisul, localizado na Avenida Assis Brasil, no bairro Sarandi, criminosos invadiram antes o restaurante que fica na área vizinha.
Em ambos os casos, os criminosos, após romperem paredes de construções contíguas, esperaram a chegada dos primeiros funcionários para rendê-los e praticar o roubo.
— Nessas duas dinâmicas, a gente percebeu o que estava para se repetir nesta agência. Temos várias investigações em andamento e estamos trabalhando de forma integrada com a inteligência da Brigada Militar — explicou o delegado.
Até o momento, ninguém foi preso. O telefone para denúncias é 0800 510 2828.