A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (23), o último dos três suspeitos de participação direta no assalto que resultou na morte do policial militar Cristian da Rosa Oliveira, no dia 17 de março, em Gravataí, na Região Metropolitana. O preso tem 19 anos e foi encontrado em Viamão, cidade vizinha.
De acordo com o delegado Guilherme Calderipe, após identificar o primeiro suspeito, logo em seguida ao crime, a investigação passou a vincular pessoas próximas e chegou ao nome do jovem preso nesta terça.
— Num dos monitoramentos, que ocorria hoje, a equipe foi a Viamão e o localizou. Um comparsa tentou fugir e, na correria, localizamos o suspeito (que era procurado) e foi preso — declarou o policial.
O detido já tinha antecedentes por roubos na região de Gravataí, segundo a polícia. Ele estava ferido por um tiro, provavelmente disparado pelo brigadiano na reação.
Ainda na semana passada, a Polícia Civil prendeu outras duas pessoas: um outro jovem de 19 e o irmão dele, de 31. Os agentes chegaram a conclusão que só o mais novo tinha participação direta no crime, enquanto o outro foi chamado para ajudar depois de o plano ter saído do esperado com a reação do agente.
Já em 20 de março, um adolescente de 17 anos se apresentou na delegacia, acompanhado de um advogado. Com a detenção de todos os suspeitos, está claro, para o delegado, que se trata de um latrocínio:
- Um dos autores admitiu que foram tentar roubar. Não tem nada que aponte noutra direção.
O crime
Cristian da Rosa Oliveira, 36 anos, estava no loteamento Ibiza, no bairro Morada do Vale, quando foi alvejado em via pública e acabou morrendo no local. Ele não estava a serviço quando foi morto.
O corpo dele foi encontrado dentro do próprio carro, um Onix, que seria o objeto desejado pela quadrilha. A arma dele foi levada e, depois, recuperada.
A Brigada Militar publicou uma nota sobre a morte do soldado.
"É com profundo pesar que a Brigada Militar informa o falecimento do soldado CRISTIAN DA ROSA OLIVEIRA, de 36 anos de idade, que atuava no 26° BPM, com sede em Cachoeirinha, no CPM.
Cristian foi vítima de homicídio no município de Gravataí, quando se aproximava de seu veículo particular e foi surpreendido por criminosos em um carro, de onde efetuaram disparos contra o PM que entrou em óbito no local. A instituição e a família brigadiana se solidarizam com a esposa, familiares e amigos neste momento tão difícil. Mais informações sobre os atos fúnebres serão transmitidas posteriormente."