Uma força-tarefa pretende testar até a próxima quarta-feira (24) todos os servidores da Polícia Civil do Estado. A iniciativa é uma forma de tentar frear o avanço da contaminação pelo coronavírus entre os agentes. O mutirão teve início na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio da Polícia, em Porto Alegre.
Além dos servidores da Polícia Civil que estão na ativa, também serão testados trabalhadores terceirizados responsáveis pela limpeza das delegacias. Os 5 mil testes rápidos foram recebidos a partir de uma doação do Instituto Cultural Floresta. A força-tarefa conta também com o apoio do Exército, na aplicação dos testes, tanto na Capital quanto no interior do Estado.
Os policiais que tiverem teste positivo devem ser imediatamente afastados da função. Atualmente, segundo a Polícia Civil, pelo menos 81 servidores estão afastados. Os dados da testagem realizada nesta sexta-feira ainda não foram divulgados. Embora o teste seja uma forma de detectar casos, a principal recomendação segue sendo para que todos os servidores mantenham as medidas preventivas.
— Reforço que o principal é o uso de todos os equipamentos de segurança, especialmente a obrigatoriedade de uso de máscara durante todo o tempo que estiverem trabalhando, seja no interior das delegacias, seja dentro das viaturas ou também nas ruas — diz a chefe da PC, delegada Nadine Anflor.