Foi localizado na manhã desta terça-feira (23) em Florianópolis, Santa Catarina, um criminoso investigado por roubos a residências, a estabelecimentos comerciais e de veículo na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foragido desde janeiro deste ano, ele havia rompido a tornozeleira eletrônica quatro meses depois de ter recebido o benefício de progressão de regime prisional. A prisão foi realizada pela Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
GZH apurou que o foragido é Marcos Rodrigo de Castro, 30 anos, já que o nome não foi divulgado pela delegacia. Ele havia sido preso na Capital pela Polícia Civil em setembro de 2018 com dois comparsas em um carro roubado e um ano depois recebeu tornozeleira eletrônica. Quatro meses depois disso, em janeiro deste ano, ele rompeu o equipamento. Considerado foragido, Castro passou a ser procurado e, nesta terça-feira, foi preso em uma casa no bairro São João do Rio Vermelho, em Florianópolis, pelos agentes do Deic.
O delegado Arthur Raldi, responsável pela investigação para localizar o foragido, diz que o suspeito tem vários roubos: veículo, inclusive um deles com vítima ferida, a residências e ao comércio, além de clonagem, receptação e até alguns roubos a pedestres em cidades como Gravataí, Canoas, Porto Alegre, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Cidreira, entre outras.
— Infelizmente, como os policiais imaginavam, no início deste ano, o alvo rompeu a tornozeleira e passou à condição de foragido. Desde então, os policiais iniciaram um trabalho com o objetivo de localizá-lo e prendê-lo novamente — diz Raldi.
Castro é conhecido como Donatelo e possui os seguintes antecedentes criminais: roubos a estabelecimentos comerciais, latrocínio tentado (em uma ocorrência de roubo de veículo), roubo a residência, roubo a pedestre, associação criminosa, adulteração de sinal identificador (clonagem) de veículo automotor, receptação de veículo roubado, porte ilegal de arma de fogo, entre outros crimes.
GZH tenta contato com a defesa do preso para contraponto.