Os indicadores criminais no mês passado em todo o Rio Grande do Sul, em relação ao mesmo período de 2019, mostram que os ataques ao comércio diminuíram, mas aumentaram os casos envolvendo transporte coletivo. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.
Em relação aos estabelecimentos comerciais, são contabilizados roubos e furtos. As ocorrências tiveram queda de 27%, passando de 584 — em novembro de 2019 — para 426 — no mês passado. Os roubos e furtos em geral também diminuíram nessa mesma comparação entre os dois meses: os roubos tiveram queda de 25% e os furtos de 17%. No caso dos roubos, as ocorrências caíram de 4.897 para 3.667. Já os furtos, passaram de 8.822 para 7.276.
Sobre os ataques ao transporte coletivo, são contabilizadas ocorrências envolvendo motoristas e passageiros de ônibus e lotações. No mês passado, houve dois casos a mais do que em novembro de 2019. Foram 77 casos, ao todo, contra 75. Também diminuíram no Estado, conforme números divulgados, os crimes mais graves contra a vida — feminicídios, homicídios e latrocínios, além de furtos e roubos de veículos e ataques a banco.