A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (9) operação para desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual e internacional de drogas, principalmente na zona sul do Rio Grande do Sul e no Uruguai.
A investigação revelou que o grupo trazia cocaína e maconha do Paraguai para o Brasil a partir do Mato Grosso do Sul, transportava a droga até a Grande Florianópolis e posteriormente movimentava para a região de Pelotas, Rio Grande e Bagé.
A operação Cem Libras cumpre nove mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e em São José e Itapema, em Santa Catarina.
As investigações foram iniciadas em fevereiro deste ano. Ao todo, foram 18 apreensões relacionadas ao grupo. As apreensões realizadas na fase investigativa totalizaram R$ 753 mil, US$ 10 mil, 236,7 quilos de cocaína, 5,3 mil quilos de maconha, 43,5 quilos de skunk e duas carretas utilizadas no transporte dos entorpecentes.
A PF não divulgou quantas pessoas foram presas na operação.