Dois homens foram presos no Rio Grande do Sul no âmbito da operação Luz na Infância, realizada nesta sexta-feira (6), em 10 Estados e em quatro países. Em todo o Brasil, 49 foram detidos. A ação tem como foco o combate à pornografia infantil e pedofilia.
Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, um homem de 28 anos foi preso. No celular dele, segundo a Polícia Civil, os peritos encontraram um vídeo de sexo explicito envolvendo menores de idade. A residência onde ele mora já havia sido identificada anteriormente e, por isso, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no local. Notebooks foram apreendidos.
Já em Pelotas, no sul do Estado, um homem de 50 anos foi detido durante o cumprimento de uma ordem judicial por ter sido flagrado com revólveres ilegais em casa. A polícia conta que ele admitiu usar a internet para compartilhar e possuir vídeos de sexo envolvendo crianças e adolescentes. Na residência, também foram apreendidos notebooks, pen-drives e HDs que passarão por perícia.
Os nomes dos presos não foram revelados pela Polícia Civil.
A ação desta sexta é a sétima fase da Luz na Infância. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Polícia Civil nos Estados e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O ministério afirmou que o objetivo é "identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet".
No Brasil, foram cumpridos 137 mandados de busca. A operação foi realizada em Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
No Exterior, agentes cumpriram mandado na Argentina, Estados Unidos, Panamá e Paraguai.