A Polícia Federal (PF) cumpriu na tarde desta segunda-feira (7) mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural em Caçapava do Sul, na região central do Estado, e localizou um depósito de produtos estrangeiros sem comprovação de origem e de recolhimento de tributos. Dois homens, de 33 e 44 anos, foram presos em flagrante.
Foram apreendidos 550 smartphones, 500 relógios de pulso computadorizados, tablets, notebooks e mais de uma tonelada de cosméticos. A mercadoria foi avaliada em R$ 2,5 milhões. Também foi apreendida munição calibre 22 e um caminhão com radiocomunicador que estava estacionado e carregado com parte das mercadorias.
Os presos foram conduzidos à sede da PF em Santa Maria. Eles serão indiciados por descaminho, posse de munição e infração à Lei de Telecomunicações, e seriam encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria, onde devem permanecer à disposição da Justiça Federal.
Esta foi a segunda apreensão na região nos últimos dias. Na noite de sábado (5), um homem de 43 anos que trazia mercadoria do Uruguai foi preso em flagrante. O preso transportava 2.350 smartphones das marcas Apple e Xiaomi, relógio de pulso computadorizado, baterias para celulares e fones de ouvidos. A mercadoria foi avaliada previamente em mais de R$ 2 milhões.