Uma operação da Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), dois suspeitos de participação em um roubo de cargas e de terem ajudado uma quadrilha especializada em ataques envolvendo produtos eletrônicos. A ação ocorreu no Vale do Sinos e na Região Metropolitana.
Um dos presos era o motorista que levava uma carga de celulares e notebooks — avaliada em R$ 174 mil — roubada por criminosos no dia 7 de agosto, na BR-116, em Barra do Ribeiro. Ele e dois ajudantes foram abordados pela quadrilha, que estava em um Volkswagen Virtus, e foram trancados no baú após o ataque e a retirada dos produtos.
Contudo, o delegado Alexandre Fleck, titular da Delegacia de Roubo de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), descobriu que ele e um dos ajudantes teriam recebido suborno para facilitar o roubo e ainda repassar informações falsas à polícia. Os dois não tiveram os nomes divulgados.
Nesta terça-feira, ao ser preso, o motorista solicitou uma Bíblia aos agentes. Ele argumentou que Deus é quem irá tirá-lo da prisão.
— Desconfiamos logo no início porque um ajudante deu uma descrição certa dos dois homens que realizaram o assalto, mas o motorista e o ajudante, que foram presos, deram uma descrição diferente dos suspeitos. Na sequência, conseguimos imagens de câmeras de segurança e confirmamos a versão do ajudante que falou a verdade. Outras provas confirmaram o envolvimento dos dois detidos também — explica Fleck.
As investigações continuam porque um dos três suspeitos que estavam com prisão temporária decretada não foi localizado nesta manhã. Ele, que foi flagrado em imagens de câmeras de segurança, é considerado foragido.
O homem aparece nas imagens saindo do Volkswagen Virtus usado no roubo ocorrido na BR-116 e entrando em um Corsa. Fleck diz que mais dois comparsas também são investigados.
De acordo com o delegado, é atribuído a esse grupo um roubo a uma loja em São Jerônimo, na região Carbonífera, em dezembro de 2019. O mesmo Corsa foi usado no crime.
Ao todo, 27 agentes do Deic cumpriram os três mandados de prisão e ainda mandados de busca em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha. O motorista assaltado e que teria recebido suborno foi detido em Cachoeirinha. O ajudante foi preso em Sapucaia do Sul.