A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (20) dois homens em flagrante por lavagem de dinheiro no Vale do Taquari. A dupla trafegava em um veículo pela BR-386, em Bom Retiro do Sul, no dia anterior, quando foi parada por policiais rodoviários federais.
Durante revista, foram encontrados R$ 115 mil em espécie no porta-luvas do veículo e no banco traseiro. Os dois foram levados para a delegacia da PF, em Santa Cruz do Sul, onde foi lavrado o flagrante, mais tarde homologado pela Justiça Federal.
Um dos homens havia sido preso recentemente na Região Metropolitana por contrabando de cigarros. O outro já tinha sido abordado em outras oportunidades com valores em espécie. Os nomes não foram divulgados. A prisão em flagrante por lavagem de dinheiro é rara, devido à dificuldade de enquadramento nesse tipo de crime. Segundo a Superintendência da PF no Estado, é o terceiro caso registrado até hoje.
— Juridicamente, a prisão em flagrante por lavagem de dinheiro não é algo novo. Mas faticamente é um fenômeno recente – explica o delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no RS, Alessandro Maciel Lopes, ao citar mudanças na lei que trata desse tipo de crime.
O transporte de valores não é crime, desde que haja comprovação da origem. A dupla foi indiciada por lavagem de dinheiro e levada para o sistema prisional.