A Polícia Civil realiza durante toda a manhã desta quinta-feira (20) uma grande operação para combater a violência contra a mulher em várias regiões do Rio Grande do Sul. Ao todo, 180 agentes cumprem 86 mandados judiciais, entre eles, 18 de prisão. A chamada Operação Penha é mais uma ação neste mês de agosto em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha. A polícia já contabiliza nove prisões até 10h.
De acordo com a diretora da Divisão de Proteção à Mulher, delegada Tatiana Bastos, o objetivo principal da ação é evitar feminicídios, mas também combater a violência doméstica de uma forma geral ao fiscalizar medidas protetivas de urgência, bem como denúncias feitas à polícia. Em relação às prisões concedidas pela Justiça, são 17 preventivas e uma temporária. Além disso, os agentes cumprem 68 mandados de busca e conferem 73 verificações de medidas protetivas e 245 denúncias de agressões contra mulheres.
A Operação Penha ocorre em várias partes do Estado, mas basicamente nas regiões onde há uma das 23 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher. Um balanço sobre o cumprimento das ordens judicias deve ser divulgado durante a manhã desta quinta-feira. No dia 12 deste mês, a 2ª Delegacia Regional Metropolitana realizou a Operação Donna em Canoas e em Triunfo com a prisão de dois homens e a verificação de diversas medidas protetivas de mulheres. Foi outra ação neste mês relativa aos 14 anos da Lei Maria da Penha.
Para denunciar casos de violência contra a mulher, contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas e a Defensoria Pública.